Regressamos e limpamos as teias de aranha aqui do Pintinhas com uma novidade gastronómica (pelo menos cá em casa): o cuscuz!
Inspirada num blogue que descobri recentemente e pelo qual me apaixonei por mais do que uma razão - o Chucrute com Salsicha - resolvi esperimentar este novo ingrediente.
A 1ª tentativa, aqui há uns dias, não correu muito bem. Fui forreta no sal e o cuscuz ficou com sabor de... nada!
Mas hoje o papá não jantou em casa. Eramos só eu e a 'Pipoca' e então pude dar largas à imaginação e uma nova chance ao cuscuz!
"Já vi que como não janto em casa, vais aproveitar para cozinhar coisas esquisitas", disse ele antes de sair.
E então a esquisitice foi a seguinte (as quantidades foram 'a olho'):
Cuscuz com Cogumelos e Alho Francês
cuscuz (60 gr. por pessoa)
água (cerca de 1,5x o volume de cuscuz)
sal q.b.
cogumelos
alho francês
tomate seco
alho
azeite
Levar a água ao lume temperada com o sal, até levantar fervura. Colocar o cuscuz numa tigela e deitar a água a ferver, tapando de seguida por 5 a 10 mins.
Lavar e laminar os cogumelos, o alho francês e o tomate seco.
Cobrir o fundo de uma frigideira com azeite e deixar refogar os alhos picados (sem deixar queimar). Juntar o alho francês e o tomate seco, envolver bem. Acrecentar os cogumelos e envolver novamente. Acrescentar um pouco de vinho branco e baixar um pouco o lume. Tapar e deixar cozinhar por cerca de 5 mins, ou até os vegetais ficarem tenros. Destapar o cuscuz e mexer com um garfo para soltar os grãos. Apagar o lume da frigideira, deitar o cuscuz e envolver.
Podia ser um acompanhamento, mas hoje foi o prato principal do nosso jantar, acompanhado por uma salada de alface e tomate cereja. Hummmmmm.....!!!!!
-"Gostas 'Pipoca'?"
-"Hum, hum!!!"
Ando para experimentar fazer cuscuz há tanto tempo...e ainda não me atrevi...
ResponderEliminarAcho que também vou aproveitar um dos dias em que o papá cá de casa não janta connosco... eheheh... e experimentar a tua receita! :-)