sexta-feira, 16 de julho de 2010

Um Gelado de Morango

Descobri recentemente alguns sites/blogues que me encheram as medidas. Nem sequer são recentes, mas eu só agora dei com eles.
É o caso do Chucrute com Salsicha, que já aqui mencionei, do La Tartine Gourmande, do Foodbeam... É uma delícia ler os textos e ver as fotos da Fer, da Béa e da Fanny. Têm sido uma enorme fonte de inspiração!

Um tema recorrente no Chucrute são os gelados, e as imagens e descrições da Fer são tão sugestivas, que eu andava cheia de vontade de experimentar cá em casa.



Gelado de Morango

450 gr de morangos (biológicos)
90 gr de açúcar
1 colher de sopa de vinho do Porto
2 iogurtes 'gregos' naturais
1 colher de chá de sumo de limão

Colocar os morangos lavados e cortados em pedaços numa tigela e juntar o açúcar e o vinho do Porto. Misturar bem e deixar repousar pelo menos 30 minutos (o ideal será entre 1 e 2 horas), mexendo de vez em quando.
Deitar os morangos os iogurtes e o sumo de limão no liquidificador e triturar bem.
Levar ao congelador e ter o cuidado de ir mexendo de 1/2 em 1/2 hora até congelar, para ir desfazendo os cristais de gelo e conseguir um gelado mais cremoso.





Não resulta tão cremoso quanto os gelados de compra, mas eu escolhi propositadamente uma receita sem natas, para ser mais light... Quanto ao sabor, estava fantástico. Um sabor forte e 'verdadeiro' a morangos.

Tenho que continuar com as experiências, para desenvolver a técnica. 'Me aguardem!'

1 comentário:

  1. humm.adoro gelado de morango.. Estou neste momento à espera k fique pronto, o gelado k testei hoje :)

    beijo

    ResponderEliminar