quinta-feira, 4 de março de 2010

Römertopf (I)

Devo confessar que tenho uma certa atracção por utensílios de cozinha. É daquele tipo de coisas que adoro comprar! Mas também posso dizer, que da 'artilharia' pesada à mais ligeira, lá na cozinha tudo trabalha! Compro (ou oferecem-me) mas uso!

Ora estava eu, num destes serões, posta em sossego, quando me deparo com um tópico no Forum dos Bimbólicos, que falava de um pão que ia ao forno a cozer numa terrina alemã em terracota... Como geminiana que sou, não resisti e lá fui eu à descoberta... Tinha de saber mais sobre a tal de Römertopf!

Informação em português não se encontra nenhuma. O site oficial é alemão, mas tem disponível uma versão inglesa e uma francesa.



Basicamente, trata-se de uma linha alemã de assadeiras em terracota (argila cozida), material que - ao ser poroso - tem a capacidade de absorver água (é posto 'de molho' antes de utilizado) que vai posteriormente libertando lentamente sob a forma de vapor, por influência do calor do forno. Os alimentos cozinhados não perdem líquidos durante a cozedura, mantendo todo o aroma e sabor e podendo ser confeccionados praticamente sem gordura.


Estas questões todas do 'saboroso' e 'saudável' pareceram-me muito interessantes, mas a ideia que não me saía da cabeça era que esta assadeira devia ser óptima para o pão! É que uma das dificuldades dos padeiros 'amadores' é exactamente simular a humidade característica dos fornos profissionais, principalmente os fornos a lenha - que faz a crosta do pão ficar estaladiça!


Portanto, rapidamente concluí que queria uma Römertopf! Passo seguinte: descobrir onde/como comprar.

(continua...)

Sem comentários:

Enviar um comentário