quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Empadão de Arroz

Para mim empadão sempre foi com puré de batata!

A minha avó fazia um empadão fantástico que eu adorava comer no dia seguinte, frio! O puré ficava mais rijo e o empadão cortava-se à fatia! Eu delirava!

O hubby, contudo, tem opinião diferente, e para ele empadão é com arroz... Onde é que já se viu??? Mas como gosto de o ver contente, lá lhe faço a vontade!

Ainda não tinha experimentado fazer empadão na bimby. Para aproveitar umas sobras de carne guisada, que de sabor estava óptima, mas que devia ser do lado da testa, pois era rija que nem (...), fui à procura de uma receita e encontrei esta, colocada pela psychic no Fórum dos Bimbólicos.


Empadão de Arroz

300 g de arroz agulha
800 gr de água (para cozer o arroz)
azeite qb (cerca de 35 a 40 gr.)
350 g de sobras de carne guisada
1 colher de sopa de farinha
1,5 dl de leite
pimenta
noz moscada
100 g de queijo ralado (para gratinar)
1 ovo
sal

Cozer o arroz no cesto, com a água o sal e o azeite, durante 20 min., temp. 100º, vel. 4. No final tirar o cesto e deixar a escorrer.
Deitar a carne no copo, triturar com 2 toques de turbo e polvilhar com a farinha, deixando cozinhar cerca de 3 1/2 min., temp. 100º, vel. colher inversa.
Regar com o leite, temperar com sal, pimenta e noz moscada. Deixar cozinhar 8 min., temp. 90º, vel. colher inversa.
Espalhar metade do arroz sobre um tabuleiro que possa ir ao forno e à mesa, previamente untado com margarina. Cobrir com o recheio de carne e por cima espalhar metade do queijo ralado. Tapar com o restante arroz. Pincelar a superfície do arroz com o ovo levemente batido e polvilhar com o restante queijo ralado.
Levar a forno quente para gratinar.

O especialista aprovou!

2 comentários:

  1. Eu adoro empadão, adoro mesmo! Mas de puré... De arroz ainda tenho o trauma do colégio! Lol!
    Beijinhos*

    ResponderEliminar