terça-feira, 24 de abril de 2012

Panquecas - an american breakfast



















Porque é que os [meus] pequenos almoços acabam sempre por cair na mesma rotina da peça de fruta e do iogurte líquido a acompanhar um pão com queijo ou com fiambre? Huumm... a falta de tempo crónica de que sofrem as nossas manhãs? É bem possível.

Sim, porque ao fim de semana é a loucura e há o leitinho com chocolate e as torradinhas com manteiga e doce... Ainda assim, acho que estamos a anos luz de uma 'cultura do pequeno almoço' como a que existe, por exemplo, nos Estados Unidos.

Ainda hoje fico presa àquelas cenas típicas de pequeno almoço, com a família toda na cozinha, em que um deles pergunta - já de frigideira na mão - "Então, o que querem hoje? Ovos mexidos? French toasts? Panquecas?"

Então ultimamente tenho dedicado algum tempo a investigar essa verdadeira instituição americana que é a panqueca. Descobri que se podem fazer de tudo e mais alguma coisa e acompanhar com tudo o que a imaginação nos permitir. Mas para começar como é suposto e como eu gosto: pelo princípio, deitei a mão a uma receita básica. Afinal, 'first things first'!

Foi assim que no fiel The Kitchn me cruzei com uma receita de 'The BEST Pancakes Ever'. E eu não resisto a uma receita com 'the best' no nome... (sim, sou ingénua eu sei, but that's me!)

E foi assim que no domingo passado, com a 'pipoca' pendurada em mim com ar reprovador enquanto resmungava "a tia não demora tanto tempo", fizemos panquecas para o pequeno almoço. E são de facto AS MELHORES, até porque acho que nunca tinha comido nenhumas e ADOREI!


The BEST Pancakes Ever

















(para 3 - se forem muito comilões)
70 gr manteiga sem sal
155 gr farinha
1 colher desopa de açúcar
1/ colher de chá de sal
1/2 colher de chá de bicarbonado de sódio
1/2 colher de chá de fermento
1 ovo (gema e clara separadas)
1 chávena buttermilk*
1/4 chávena leite


Derreter a manteiga, deixando de seguida arrefecer um pouco.
Numa tigela de temanho médio, juntar a farinha, o açúcar, o fermento, o bicarbonato e o sal, misturando bem.
Noutra tigela, juntar a gema, o buttermilk e o leite, mexendo bem. Incorporar a manteiga derretida.
Deitar a mistura líquida (ovos, leite...) na sólida (farinha, açúcar...) e misturar apenas até que estejam incorporadas.
Acrescentar a clara e mexer mais um pouco até obter uma massa expessa. Não mexer em excesso.
Aquecer uma frigideira em lume médio e deitar umas gotas de óleo ou uma pequena noz de margarina, para as panquecas não pegarem. Quando a frigideira tiver aquecido, baixar ligeiramente o lume e deitar uma colher de sopa bem cheia de massa.
Quando começarem a surgir à superfície pequenas bolhas, virar cuidadosamente (ou artísticamente, it's up to you really) a panqueca com a ajuda de uma espátula, para que cozinhe do outro lado.
Passar a panqueca para um prato e repetir o processo até acabar a massa.

















Algumas notas:
* 1 chávena (1 cup) = 240 ml
* buttermilk é o soro que sobra depois de batidas as natas para fazer manteiga. Para esta receita, pode ser substituído por 2/3 cup de iogurte natural + 1/3 leite.


Não sei se já referi o quanto ADOREI estas panquecas... (hum... acho que já.)
Comemos uma com fiambre e outra com mel cada um, e passados 3 dias as memórias de uma e de outra ainda se degladiam sem que eu consiga decidir qual a melhor. Acho que o segredo está em comer uma a seguir à outra ;)




Sem comentários:

Enviar um comentário