quinta-feira, 17 de maio de 2012

Bolachas de Aveia

Por mais extensa que seja a nossa lista de ‘receitas a experimentar’ há sempre aquela que, quando aparece, recebe imediatamente prioridade e passa, sem qualquer hesitação, à frente de todas as outras. Foi o caso destas bolachas de aveia.
















É que as bolachas de aveia ocupam um lugar especial nos corações cá de casa. É como se pertencessem à família. 

Salvo raras excepções, o pequeno-almoço do meu marido são – desde que me lembro – 2 bolachas de aveia. A ‘pipoca’ até lhes chama ‘as bolachas do papá’. Mas apesar de serem de facto compradas a pensar nos pequenos-almoços do papá, a verdade é que nenhuma de nós resiste a, de vez em quando, surrupiar uma da lata azul onde ficam guardadas. E acho que sabem ainda melhor por estarmos a fazer a malandrice de comer a bolacha alheia.
Para além de tudo o mais, esta receita em concreto vinha muito bem referenciada…Chegava através do Flagrante Delícia, e por isso só poderia ser recebida de passadeira vermelha!

Assim se explica então, porque é que numa noite a meio da semana, depois de dias a fio com temperaturas a rondar os 30º (apesar de estarmos ainda em Maio), eu decidi ligar o forno e bagunçar a cozinha. Parafraseando um blog que aproveito para vos recomendar que visitem, a culpa é das bolachas!


Bolachas de Aveia
















140 g de manteiga amolecida
140 g de açúcar amarelo
Uma pitada de sal (cerca de 1/2 colher de chá)
100 g de farinha de trigo T55
5 g (1 colher de chá) de fermento
90 g de flocos de aveia
1 ovo

Pré aquecer o forno a 195º C.
Forrar um tabuleiro de forno com uma folha de papel vegetal.
Numa taça, bater a manteiga com o açúcar e o sal.
Adicionar a farinha - peneirada com o fermento - e a aveia e bater apenas até ligar todos os ingredientes.
Juntar o ovo e bater até que obter uma massa homogénea.
Formar um cilindro com a massa com cerca de 4 cm de diâmetro.
Embrulhar em película aderente e congelar durante cerca de 10 a 15 minutos.
Retirar do congelador e cortar fatias de 1 cm de espessura.
Colocar no tabuleiro, espaçadas entre si cerca de 6 cm (as bolachas ‘alargam’ bastante no forno, por isso é importante haver espaço suficiente, para que não colem umas às outras).
Cozer durante cerca de 12-15 minutos.
Retirar do forno e deixar arrefecer sobre uma grelha de pastelaria.


Antes de qualquer outro comentário, tenho a dizer que as bolachas ficaram deliciosas e foram aprovadíssimas pelo especialista.

O procedimento do ‘formar um cilindro’ e ‘cortar fatias’ não correu de forma tão fluida como a descrição da Leonor faz crer… Mas eu (infelizmente) não me considero ao nível dela no que às artes pasteleiras diz respeito, portanto terá seguramente faltado algum domínio técnico da minha parte.
O cilindro (ou a coisa mais parecida com isso que eu consegui fazer) estava ainda muito mole após cerca de 15 mins no congelador. E também não tinha só os 4cms de diâmetro que era suposto. Não consegui cortar fatias perfeitas, e fi-las claramente mais espessas do que devia.
Já no tabuleiro, lá lhes dei um jeito para que ficassem com um formato mais arredondado e aproximadamente do mesmo tamanho umas das outras.

O aspecto irá sendo melhorado com a prática (porque prevejo muuuuitas oportunidades para praticar). O sabor, esse já nos conquistou!


2 comentários:

  1. Eu adoro bolachas de aveia!! :D Estas ficaram perfeitas!

    Bem...quer dizer...eu adoro tudo o que é bolachas :D

    Muito obrigado pela referencia ao meu blog, adorei o trocadilho ;)

    ResponderEliminar