segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Sousel

Este foi um fim-de-semana de 'vá para fora cá dentro'!
Como prenda pelo aniversário de casamento, os meus pais ofereceram-nos uma noite numa Pousada de Portugal - quem tem uns papás lindos, quem é????

A escolha recaiu sobre a Pousada de S. Miguel em Sousel, distrito de Portalegre. A estadia iria ser de apenas uma noite e não queríamos perder muito tempo em viagem. Os cerca de 180km até Sousel pareceram razoáveis e as imagens da pousada, rodeada de Alentejo verde por todos os lados, conquistaram-nos! Calma e sossego é o que ultimamente mais apetece quando surge uma oportunidade de um fim-de-semana a dois!

A 'pipoca' ficou entregue aos cuidados da 'titá'. Ia radiante, na sexta-feira à noite, até ver a porta do carro fechar e os papás ficarem do lado de fora... Enfim... Segundo a tia, parece que as coisas nem correram mal... Acordou algumas vezes durante a noite a chamar pela mamã, mas tirando isso parece que também soube aproveitar o fim-de-semana diferente!

Sábado ao fim da manhã fizemo-nos então à estrada para, já perto da hora do almoço, parar em Evoramonte - terra que faz parte do meu imaginário desde os tempos dos livros da colecção 'Uma Aventura'. Conquistada aos mouros por D. Afonso Henriques e Geraldo Geraldes, aí se assinou em 1834 a Convenção de Evoramonte, que pôs termo à guerra civil entre absolutistas (partidários de D. Miguel) e liberais (partidários de D. Pedro).

Já reconfortados com umas bochechas de porco e um bacalhau gratinado com gambas (chlep), lá seguimos, devagar e saboreando a paisagem, até Sousel, vila fundada pelo Condestável(*) Nuno Álvares Pereira, que a doa passados alguns anos à Casa de Bragança.
A poucos kms da vila, no cimo da colina de S. Miguel, aguardava-nos a pousada, a primeira unidade hoteleira de turismo cinegético (caça) do país.

O tema subjacente à decoração da pousada é, portanto, a caça! Desde o enorme javali que nos saúda na recepção, aos tons quentes das paredes e estofos de sofás e cadeirões. E se nos aproximamos da janela... verde! Colinas e colinas dos mais variados verdes, até onde a vista alcança. E à noite, um céu escuro e estrelado, mas tão estrelado que impressiona e nos faz sentir como se mergulhássemos nele!
Não caçámos, mas descansámos! E soube tão bem!!!

Obrigada papás!



* 'Condestável de Portugal' ou 'Condestável do Reino' foi um cargo criado pelo rei Fernando I de Portugal em 1382, para assumir as funções militares do anterior cargo de 'Alferes-Mor do Reino'. O 'Condestável' era a segunda personagem da hierarquia militar nacional, depois do Rei de Portugal e tinha como responsabilidades comandar uma campanha militar na ausência do rei e manter a disciplina do exército.

Sem comentários:

Enviar um comentário