sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Salada de Frango e Cuscuz

O papá deixou-nos sozinhas por 3 dias. Foi uma boa ocasião para comermos aquelas coisas a que ele costuma torcer o nariz.

Num dos dias, o nosso jantar foi esta salada de frango e cuscuz, que ficou uma delícia. Eu e a 'pipoca' rapámos a tigela!

Salada de Frango e Cuscuz



Frango cozido e desfiado

Cuscuz (+/- 50 gr)
Alface
Tomate cereja
Cogumelos Paris
Sal, pimenta, azeite e vinagre q.b.

Cozi 2 pernas (perna e coxa) de frango feliz* em água temperada com sal, uns grãos de pimenta, uns dentes de alho, 1 cebola pequena, uma cenoura e um ramo de salsa. Cozeu em lume não muito alto por quase 1h (até a carne soltar com facilidade do osso). Deixei arrefecer um pouco, desfiei e reservei.
Preparei o cuscuz: coloquei numa tigela de base larga (para os grãos ficarem o mais espalhados possível), deitei água a ferver (aproveitei o caldo de cozer o frango), tapei e deixei descansar cerca de 5 mins - para cada volume de cuscuz utiliza-se entre 1 a 1 e 1/2 volumes de água. Passados os 5 mins. destapa-se e mexe-se cuidadosamente com um garfo, para soltar os grãos. Reservei.
Preparei os cogumelos: lavei, fatiei e levei a refogar num pouco de azeite, temperados com uns grãos de sal e pimenta moída. Reservei.
Lavei e cortei a alface e os tomates.
Misturei tudo numa saladeira e rectifiquei os temperos, acrescentando um pouco de azeite e vinagre.

Que jantarinho tão bom!


*Frango feliz é uma expressão muito utilizada pela Fer do Chucrute com Salsicha, para se referir aos frangos criados ao ar livre. A criação de animais para consumo humano não tem que ser uma tortura e deve garantir respeito e dignidade aos mesmos.

Sem comentários:

Enviar um comentário