quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Costeletas de Borrego com Puré de Batata



Para mim este é o exemplo perfeito de uma refeição caseira, reconfortante, que nos deixa satisfeitos e felizes. Ideal para compensar um dia cansativo e para comemorar o regresso a casa e o reencontro com aqueles de quem gostamos. Isto é Confort Food!

As costeletas são de borrego feliz*, criado em modo de produção biológico na Herdade do Freixo do Meio, onde os animais dispõem de uma área de movimentação livre, e onde sua alimentação se destina a assegurar uma produção de qualidade e não a maximizar a produção, respeitando as exigências nutricionais dos animais nas diferentes fases de desenvolvimento. Só podiam mesmo ser felizes, estes borregos, hem?

As costeletas foram preparadas na Actifry e o puré de batata na Bimby. Adoro pôr a 'maquinaria' toda a trabalhar e não ter que me preocupar com tachos borbulhantes nem frigideiras escaldantes. E assim se fez o jantar de ontem:


Costeletas de Borrego Feliz com Puré de Batata

(quantidades para duas pessoas e uma 'pipoca')

Para as costeletas:
+/- 450gr de costeletas de borrego feliz
Sal do Himalaya com mistura de ervas
Alhos (uns 4 ou 5 dentes)
Louro (umas 4 folhas)
Colorau
Vinho branco
Mostarda antiga (uma colher de chá bem cheia)

Temperar as costeletas com o sal, os alhos fatiados, as folhas de louro, uma pitada de colorau e vinho branco. Deixar repousar um pouco para tomar gosto.
Retirar a pá da Actifry e tapar o buraco com uma forminha pequena. Dispor as costeletas e regar (apenas) com um fio de azeite - o borrego tem muita gordura que irá soltando enquanto é cozinhado.
Marcar 20 mins. Ir controlando. Virar as costeletas a meio do tempo.
Misturar a mostarda antiga com o vinho que sobrou da marinada, regar as costeletas e programar mais 5 ou 6 minutos (se o vinho da marinada for muito não utilizar todo, para o líquido não entrar pelo buraco central).


Para o puré de batata:
450 gr de batatas (roxas)
200 gr de leite
25 gr de manteiga
Sal, pimenta e noz moscada q.b.

Descascar, lavar e cortar as batatas.
Deitar no copo da Bimby com o leite e temperar com o sal e a pimenta.
Programar 30m., Temp. 90, Vel. 1.
No final do tempo, juntar a manteiga e a noz moscada e triturar 20segs., Vel. 3 (ou até ficar com uma consistência homogénea).


* A classificação de 'felizes' para descrever os animais criados em modo de produção biológico é da 'autoria' da Fer do 'Chucrute com Salsicha'.

Sem comentários:

Enviar um comentário