sexta-feira, 4 de maio de 2012

Bolachinhas de Chocolate (Bimby)

Esta receita é um daqueles trunfos que tiramos da manga quando precisamos de algo rápido e bom para oferecer como miminho a alguém, levar para um passeio de amigos ou simplesmente adoçar as bocas cá por casa.



















Estas concretamente foram feitas para oferecer à Bekas, amiguinha da 'pipoca' a quem esta acaba por comer sempre parte do lanche depois das aulas de natação.

Nós moramos a menos de 10 minutos a pé da piscina e, com os 37 lanches e snacks que a 'pipoca' faz durante o dia, não acho que haja necessidade de andar a passear com comida para cá e para lá. Duvido que ela morra de inanição se tiver que esperar até chegar a casa para comer qualquer coisa depois de nadar. O problema é que a amiga leva lanche e a 'pipoca', muito dada ao drama e ao charme, rebola os olhos e lamenta-se "ó mamã, tenho tanta fome!" E a mãe da Bekas, que não desenvolveu ainda a mesma imunidade que nós a estas performances, comove-se e acaba sempre por lhe oferecer bolachas, pãozinho...

Bom, decidimos então que a Bekas era mais do que merecedora de um miminho especial e, aproveitando uma tarde de sexta-feira em que chegámos um pouco mais cedo do que o costume a casa, deitámos mãos à obra e fizemos as bolachinhas. Segue-se a receita.


Bolachinhas de Chocolate (Bimby)















100 g chocolate para culinária
250 g farinha
100 g açúcar
100 g manteiga
1 ovo
1 c. chá de fermento em pó

Pré-aquecer o forno a 180°C.

Colocar no copo o chocolate aos pedaços, dê 3 toques de Turbo e pulverize 10 seg/vel 9.
Adicione os restantes ingredientes e programe 25 seg/vel 6.
Estenda a massa com o rolo numa superfície polvilhada de farinha, e com ajuda do copo de medida corte as bolachas. Leve ao forno cerca de 20 minutos num tabuleiro previamente untado e polvilhado.


Desta vez não usámos o copinho medida para cortar as bolachas, mas sim um cortador em forma de Kitty.

Quanto ao sabor, estas bolachinhas podem ser aromatizadas com essência ou pasta de baunilha (cerca de 1/2 colher de chá, ou um tiquinho menos), raspa de laranja... É possível aínda enriquecê-las com nozes ou amêndoas picadas, alperces ou arandos secos...

Ou seja, para além de simples, rápidas e boas são também bastante versáteis. Têm contudo um pequeno defeito... Jamais se consegue comer apenas uma!

5 comentários:

  1. Que lindas!
    Realmente é impossível comer uma só!

    ResponderEliminar
  2. não sei o que fiz mal, mas a minha massa ficou impossivel de trabalhar com o rolo... estava muito granulosa... nada que não tivesse remédio, fiz bolinhas com as mãos e foi ao fornos... ficaram deliciosas na mesma...

    ResponderEliminar
  3. como tem um aspecto maravilhoso, fiquei tentada a experimentar, resultado: não sei o que fiz mal, mas a minha massa ficou impossivel de trabalhar com o rolo... nada que me impedisse de continuar... fiz bolinhas e forno... tavam deliciosas...

    ResponderEliminar
  4. Muito boas.
    Renderam-me 48 bolachinhas.
    Reduzi no tempo 10"

    ResponderEliminar
  5. Fico muito contente quando as receitas aqui do 'Pintinhas' correm bem e agradam a quem as experimenta!!!
    Aqui por casa gostamos das bolachas bem durinhas e crocantes, daí o tempo extra de forno. Mas nada como adaptar ao gosto de cada um.

    ResponderEliminar