quinta-feira, 23 de julho de 2009

Os Gormiti

Os Gormiti são um povo pacífico que vivia na ilha de Gorm desde tempos imemoriais. Eles viviam em harmonia sob a orientação do velho sábio da cultura Gormita, um especialista em segredos de magia. A aldeia estava localizada no sopé da montanha de fogo, um vulcão que toda a gente temia, que até então nunca tinha dado sinais de estar acordado. Mas um dia como outro qualquer, de repente, houve uma grande explosão que rompeu o silêncio...



Assim começa a história dos Gormiti, acerca dos quais não resisti a procurar informação depois de ouvir por várias vezes uma amiga contar como o sobrinho (de 5 anos) andava fascinado com as ditas criaturas.

Os moços não são bonitos, mas não têm tido uma existência fácil, o que talvez explique o seu ar rude... Parece ser que um tal de Magmion, o senhor do mal, atacou a terra dos Gormiti e tenta incessantemente dominá-la...

Dei por mim a olhar para uma imagem com não sei quantos Gormiti coloridos, alinhados em fila indiana, e a pensar: 'Como são feios os brinquedos dos rapazes.'

Exactamente o que é que se faz com aquilo? Não têm roupinha que se possa vestir e despir; não têm cabelo que se possa pentear; não os imagino sentados a uma mesinha, com pires e chávenas à frente, a beber o chá das 5... Muito menos dão vontade de abraçar e dar beijinhos!

Comentei com a minha amiga que tinha, finalmente, conhecido os Gormiti, mas que preferia de longe os bebés e a cozinha de brincar da 'pipoca'. E na altura em que o disse, estava plenamente convicta disso, mas imediatamente a seguir me apercebi da aberração que acabara de proferir!!!

Quem me diz a mim que a 'pipoca' não iria adorar ter um exercito de Gormiti coloridos (já referi que cada côr corresponde a um povo diferente?) para dispor em filinha, ou em quadrado, ou todos ao molho. Ou mesmo, se ela quiser, e porque não, organizar um chá das 5!!!

Que mensagem estou a passar, que princípios estou a incutir, condicionando (mesmo que inadvertidamente) as brincadeiras da 'pipoca' ao universo dos bebés, panelas e afins??? Como é possível dar por mim a contribuir para o perpetuar destes estereótipos cretinos e (supostamente) ultrapassados... Não quererei eu que a minha filha seja tão capaz de preparar uma refeição com todo o requinte, como de dar uma coça a qualquer Magmion que se lhe atravesse no caminho?

Filha, aqui fica registado publicamente o meu pedido de desculpa por todos aqueles bebés e trens de cozinha que lá andam por casa e fica prometido: daqui a 2 ou 3 aninhos (quando tiveres idade suficiente para já não te sentires tentada a comê-los) a mamã dá-te um batalhão de Gormiti, ou de quaisquer outras criaturas horrendas - mas poderosas e necessárias ao equilíbrio do universo, que nessa altura estejam na moda!

2 comentários:

  1. Em minha casa existe uma boa colecção de Gormitis, bem como a Ilha dos Gormitis e um vulcão... e procurando bem ainda se encontra mais alguma coisa!

    ResponderEliminar
  2. Cá por casa também existe uma piolhita mas já mais crescida, está com 3 anos e meio e também acho que as meninas não devem ser mantidas num mundo cor de rosa onde tudo é perfeito, e sempre que possível lá lhe tento explicar que não existe cocas, mas que há meninos maus e que ela pode sempre contar com a mamã para ajudar.
    Já é um princípio, mas nunca me tinha passado pela cabeça oferecer-lhe Gormitis!!! É uma ideia bem original.

    Muitos beijinhos e vou continuar a vir cá.
    Mónica

    ResponderEliminar