segunda-feira, 13 de julho de 2009

SOPINHA - Armazenamento

A partir do momento em que a ‘pipoca’ começou a diversificação alimentar, na passagem dos 4 para os 5 meses, as sopinhas tornaram-se uma presença constante cá em casa!

Para além da preocupação com a confecção, procurei tembém informar-me acerca das melhores práticas para armazenar e conservar a sopinha despois de feita.

Aqui ficam então algumas indicações relativamente ao tipo de recipiente que deve ser utilizado para o armazenamento e posterior refrigeração/congelação das sopas, retirado do blogue BabySol da Drª Solange Burri - Licenciada em Microbiologia e Pós-Graduada em Segurança Alimentar. Mestranda em Inovação Alimentar.

Porque razão não se deve guardar, no frigorífico, sopa no recipiente metálico em que foi confeccionada:

O crómio é um dos elemento químicos presente no inox que pode ser um agente cancerígeno quando migra para os alimentos. Sendo a sopa um alimento relativamente ácido, por abaixamento da temperatura e exposição ao ar (a panela mesmo com tampa não garante fecho hermético), a migração do crómio para a sopa pode acontecer facilmente permitindo assim que a sopa:

a) contenha crómio na sua composição
b) diminua o seu valor nutricional devido à oxidação das vitaminas

Estes 2 factos justificam claramente porque uma sopa assim armazenada "azede" em poucos dias.

O melhor material para preservar os alimentos congelados, essencialmente os mais ácidos, é o vidro, que ao apresentar-se inerte em contacto com o alimento, oferece uma excelente opção à dona de casa para utilizar, de seguida, o micro-ondas.
Portanto, recorram aos recipientes de vidro de doses individuais e armazenem, arrefeçam, congelem, descongelem e aqueçam sempre que quiserem...

Sem comentários:

Enviar um comentário