terça-feira, 21 de setembro de 2010

Bolo de Frutos Vermelhos


Este bolo tem uma história original.

Foi a sobremesa escolhida pela minha irmã para o último jantar que organizou lá em casa. Nunca chegámos a ver o bolo, que acabou no lixo, aparentemente por não ter chegado a cozer, mesmo depois de ficar no forno por bastante mais tempo do que o indicado na receita.

Bom... Fiquei tão intrigada com o desastre culinário que resolvi reproduzir a receita cá em casa.

Esmerei-me. Prestei atenção a todos os detalhes e respeitei cuidadosamente todas as indicações - bater bem quando pedido, envolver cuidadosamente quando especificado... Mimei o bolo ao longo de todo o processo e tentei transmiti-lhe só vibrações positivas ;)

De facto a massa é um pouco difícil de trabalhar. É preciso mantê-la homogénea à medida que se vão incorporando os diferentes ingredientes. A minha irmã não tem batedeira e fez tudo à mão. Penso que esse terá sido um dos problemas, para além de se ter atrapalhado um pouco ao querer converter as medidas de volume (chávenas) em gramas.

Depois o bolo demora realmente a cozer. Eu deixei-o 1h no forno (a receita original indicava 45 mins.), e não tinha perdido nada em lá ter ficado mais uns 10 ou 15 mins.

Não resisti a usar uma forma de silicone absolutamente XPTO da Silikomart, que ainda não tinha tido oportunidade de estrear. Isto de apesar de eu ter a sensação de que os bolos custam um pouquinho mais a cozer e nunca ficam tão 'coradinhos' em formas de silicone... Mas não resisti!

Bolo de Frutos Vermelhos




Ingredientes:
250g de manteiga sem sal à temperatura ambiente (de modo a ficar amolecida),
1 ¼ chávenas* de açúcar,
1 colher de chá de extracto de baunilha,
4 ovos,
2 ¼ chávenas de farinha de trigo,
2 ¼ colher de chá de fermento para bolos,
1 chávena de leite à temperatura ambiente,
2 chávenas de framboesa (ou frutos vermelhos) congelada – retirar do congelador só na hora de acrescentar à massa

Preparação:
Pre-aqueça o forno a 160Cº. Unte uma forma de buraco. Coloque a manteiga, açúcar e a baunilha numa batedeira e bata ate ficar uma mistura cremosa. Acrescente os ovos aos poucos e bata bem. Peneire a farinha e o fermento juntos, acrescentando-as a massa. Não bata mais – misture com uma colher de pau. Acrescente o leite e mexa, e depois coloque a framboesa, mas tenha cuidado para não misturar demais. Ponha na forma e asse de 45 minutos a 1 hora (vá controlando). O tempo vai depender do forno. Só desenforme depois de frio. Polvilhe com
açúcar de confeiteiro quando pronto.
*1 chávena corrresponde a 240 ml.


Apesar de todos os receitos e contra algumas espectativas mais negativas, o bolo saiu BOM!
Eu sou suspeita, porque não resisto a nada que tenha frutos vermelhos, mas a aprovação chegou também por parte de outros gulosos e os elogios foram muitos.

Vou seguramente repetir a receita, tentando para a próxima vez usar frutos frescos - ao invés de congelados - para evitar que a água dos mesmos, ao descongelar, passe para a massa do bolo. Vou também acrescentar uns bons minutos ao tempo de forno, e quem sabe experimentar uma forma metálica, a ver se sai mais 'bronzeado'.

E agora bem que ia uma fatia... não tivesse o bolinho desaparecido num piscar de olhos.

2 comentários:

  1. O bolo ficou lindo, perfeito de aspecto e certamente perfeito de sabor.
    O efeito da forma é fantástico, parece um castelo!

    ResponderEliminar
  2. O aspecto é fantástico... e adorei a forma, linda!!!

    ResponderEliminar