domingo, 19 de setembro de 2010

Perninhas de Frango Fritas com 'Tabulé'

Estas perninhas subiram sem qualquer dificuldade ao TOP das receitas cá de casa. São fáceis e rápidas de fazer, não ficam secas, são saborosas e, cozinhadas apenas com 1 colher de azeite, não pesam no estômago nem na consciência ;)

Quanto ao Tabulé... bom, neste caso tratou-se de uma adaptação bastante livre da salada fria, típica do médio oriente, que tradicionalmente tem por base o bulgur e não o cuscuz aqui utilizado. Resultou num acompanhamento diferente e muito agradável para os dias mais quentes.



Perninhas de Frango Fritas na Actifry

Perninhas de frango
Alho
Louro
Tempero para frango algarvespice*
Sal e pimenta q.b.
Vinho branco
1 colher medida de azeite

Fazer uma marinada com as perninhas de frango e os restantes ingredientes (à excepção do azeite). Deixar tomar gosto, pelo menos meia hora.
Colocar as perninhas na Actifry, com um pouco da marinada, regar
com o azeite e programar cerca de 20 mins. Controlar a fritura e, se começar a secar demasiado, acrescentar mais um pouco da marinada.
Fritar até as perninhas estarem no ponto desejado.


Tabulé (salada fria com cuscuz)

Cuscuz
Alface (verde e roxa)
Tomate cereja
Salsa
Sal, azeite e vinagre q.b.

Colocar o cuscuz num recipiente amplo (de modo a que este fique o mais espalhado possível). Deitar por cima água a ferver (cerca de 1 1/2 o volume do cuscuz) temperada com sal e cobrir o recipiente. Deixar repousar por 5 ou 6 mins, destapar e mexer cuidadosamente com um garfo, para soltar os grãos.
Lavar e preparar a salada como habitualmente, misturar o cuscuz (entretanto arrefecido), temperar e envolver cuidadosamente.


*Tempero para frango algarvespice: Tomate, pimenta doce, piri-piri, alho,cebola, galanga, tomilho, alecrim, mostarda, erva principe, cúrcuma, cardamomo, coentros, cominho e sal do Himalaya.

1 comentário: