sexta-feira, 22 de outubro de 2010

(Mais um) Bolo de Limão e Sementes de Papoila


Já estava decidido há algum tempo na minha cabeça que este iria ser um dos primeiros bolinhos a sair do forno depois do descanso que impus a este último durante os meses de verão. Lembrava-me dele sempre que olhava para o pacote de sementes de papoila guardado na despensa...

Resolvi experimentar uma nova receita, que resultou num interior ainda mais fofo. Só foi pena ter-me dado a preguiça e dispensado desta vez a calda de limão e açúcar com que a receita pede para regar o bolo ao sair do forno. Dá-lhe um travo ainda mais forte a limão, de que senti a falta.


Bolo de Limão e Sementes de Papoila



175g de manteiga (à temperatura ambiente)
175 g de açúcar
3 ovos batidos
250g de farinha
1 c. de chá de fermento
40g de sementes de papoila
raspa e sumo de 1 limão


Bater a manteiga com o açúcar.
Juntar colheradas alternadas de ovo batido e de farinha, até obter uma massa fofa.
Misturar o fermento em pó, as sementes de papoila, a raspa de limão e 5-6 colheres de sumo de limão, até a massa ganhar uma consistência suave.
Deitar a massa numa forma de bolo inglês untada (como usei forma de silicone não foi necessário untar), alisando a superfície.

Levar ao forno pré-aquecido a 160 ºC, durante +/- 1 hora, até ter crescido bem e o topo estar estalado. Espetar no centro um palito, caso saia limpo, o bolo está cozido.


Desta vez fiz só assim, mas aconselho a fazerem a calda indicada nesta receita e pincelarem o bolo ao sair do forno.



Um espectáculo!

Sem comentários:

Enviar um comentário