Pesquisei e acabei por me decidir por uma versão que não é a típica Pumpkin Pie americana (fica para a próxima), mas que tem por base um doce feito com a polpa da abóbora, açúcar, umas cascas de laranja um pauzinho de canela... Não sei porquê, mas a ideia de uma panela ao lume com o doce de abóbora a borbulhar pareceu-me enquadrar-se perfeitamente no cenário de Halloween.
Não usei uma pumpkin (abóbora moranga), mas sim uma squash (abóbora manteiga), que é supostamente menos fibrosa e mais adocicada.
Incorporei o melhor espírito de bruxa que consegui, e ali fiquei mais de uma hora com o 'caldeirão' ao lume, felicíssima com o cheiro a doce de abóbora que ia invadindo a cozinha. O doce, misturado depois com os ovos e a farinha fazem um recheio fofinho que fica fantástico!
Tarte de Abóbora
500gr de abóbora descascada
300gr de açúcar
100gr de farinha
1 rolo de massa quebrada de compra
1 casca de laranja
1 pau de canela
1 colher de sopa de canela em pó
Cortar a abóbora em cubos pequenos, deitar para um tacho, juntar o açúcar, o pau de canela e a casca de laranja. Levar ao lume e deixar cozinhar, mexendo de vez em quando, de modo a ir desfazendo a abóbora.
Deixar ao lume até a mistura atingir o ponto de estrada.
Retirar e deixar arrefecer.
Forrar uma tarteira com a massa, picando o fundo com um garfo.
Retirar o pau de canela e a casca de laranja da abóbora cozida e juntar os ovos previamente batidos, a farinha e a canela em pó. Mexer bem e deitar a mistura sobre a massa da tarteira.
Retirar o pau de canela e a casca de laranja da abóbora cozida e juntar os ovos previamente batidos, a farinha e a canela em pó. Mexer bem e deitar a mistura sobre a massa da tarteira.
Levar ao forno pré-aquecido a 180º por cerca de 30 a 40 minutos.
Decorar a gosto com açúcar e canela em pó.
E então, que me dizem? Trick or Treat?
A tarte ficou mesmo linda, e a decoração muito apropriada!
ResponderEliminarse for tão saboroso como é de aper~encia deve ser um espectaculoooooooooo. bjos
ResponderEliminar