sexta-feira, 24 de julho de 2009

As velocidades da Bimby

Não será grande novidade para quem tenha já alguma familiaridade com a Bimby, mas achei graça e alguma utilidade à comparação feita, no curso de culinária a que assisti recentemente, entre as velocidades da Bimby e alguns utensílios/aparelhos de cozinha.

Aqui fica:

Velocidades colher, 1, 2 e 3 = Colher de pau - utiliza-se quando não se quer triturar nem desfazer os alimentos.

Velocidade 3 1/2 e 4 = Faca de cozinha - utiliza-se para picar os alimentos sem triturar (picar cebola, alho, salsa...).

Velocidade 5 = Picadora (1-2-3).

Velocidade 6 = Batedeira de bolos - utiliza-se para bater massas (sem levedura) e bolos.

Velocidade 7 = Varinha Mágica / Passe Vite - utiliza-se para desfazer alimentos.

Velocidade 8 = Picadora de carne (não picar + de 300g de cada vez).

Velocidade 5>7>9 (progressivamente) - utiliza-se para triturar (gelados...) ou pulverizar (açúcar, grão...), passar sopa…

Velocidades 9 e 10 = Centrifugadora - potência maxima.

Turbo - Utiliza-se com ingredientes muito duros que se pretende desfazer antes de triturar ou pulverizar (queijo curado, presunto...)

Velocidade Espiga - Bater massas levedadas como o pão, pizzas...

3 comentários:

  1. Está muito bem, mas tem uma informação perigosamente errada, vel.9 para passar a sopa, nunca! Como diz acima a vel.7 é que é a varinha mágica. Passar a sopa quente na vel.9 pode deitar sopa pela abertura da tampa e provocar queimaduras. Use a 9 penas para os gelados e pulverizar.

    ResponderEliminar
  2. Turbo, é uma observação bastante pertinente!!! De facto o perigo de queimaduras quando se trituram alimentos a elevadas temperaturas na Bimby é grande! A velocidade apropriada para passar a sopa é, efectivamente, a 7! Confesso que tenho 'a mania' de, mesmo no final, subir à velocidade 9 apenas por 2 ou 3 segundos e, só depois desligar... Contudo, tenho sempre um cuidado que me foi ensinado pela agente que me vendeu a Bimby: antes de passar a sopa, colocar um pano de cozinha húmido por cima do copo, e só depois ir aumentando progressivamente as velocidades até à desejada!

    ResponderEliminar