quarta-feira, 22 de julho de 2009

SOPINHA – Arrefecimento

Voltamos a um tema que está sempre na ordem do dia cá de casa: a sopinha!!!

Salvo muito raras excepções, as refeições da ‘pipoca’ começam sempre pela sopinha. Ela não se importa nada nem se faz rogada para comê-la, e já há bastante tempo (talvez desde os 18 meses) que faz questão de o fazer sozinha, ficando mesmo muito zangada se a tentamos ajudar ‘axuda não, axuda não!!!

Faço sopinha 2 vezes por semana (às vezes chego a fazer 3 – mas com a ajuda da Bimby, não custa nada), e assim que fica pronta sigo alguns procedimentos que fui aprendendo, de modo a que o arrefecimento seja feito da forma mais correcta, para uma boa preservação. Partilho então algumas considerações sobre este tema:


Como arrefecer os alimentos – para posterior armazenamento:

Quando submetemos um alimento ao calor, estamos a contribuir para a redução, ou mesmo eliminação total, de bactérias. Isto acontece por exemplo com a sopa, que no processo de preparação atinge temperaturas altas, durante um período de tempo prolongado.

Ao tratar-se de um alimento rico em vitaminas, sais minerais e proteína animal, ainda por isso com bastante abundância de água, então temos aqui um excelente caldinho para as bactérias que deambulam pelo ar.

O que acontece se deixarmos destapados, os alimentos em arrefecimento? Estaremos a promover a recontaminação do alimento, o que nos traz algumas desvantagens:

- Período de vida mais curto;
- Redução nutricional porque as bactérias se vão alimentar com os nutrientes que deveriam chegar ao consumidor;
- Com 2-3 dias no frigorífico corre-se o risco de o alimento em causa causar transtornos intestinais a quem o consuma, ainda que aparentemente pareça inócuo...

A questão de tapar é, então, fundamental e deve ser feita logo após o tratamento térmico. Ou seja, assim que o alimento esteja pronto, dividir rapidamente por recipientes que deverão ser logo tapados, Deixar arrefecer, no máximo 2 horas, à temperatura ambiente e depois refrigerar ou congelar.

Baseado num post do blogue Babysol da Drª Solange Burri - Licenciada em Microbiologia e Pós-Graduada em Segurança Alimentar. Mestranda em Inovação Alimentar.


Ainda uma outra fonte, desta vez o Portal de Saúde Pública, reforça a importância de um correcto arrefecimento pós-confecção,e complementa o que já ficou referido acima:


O arrefecimento dos alimentos confeccionados deve ocorrer o mais rapidamente possível, de modo a manter uma boa qualidade física e microbiológica dos alimentos.

Após a sua confecção os alimentos devem ser arrefecidos, em menos de 2 horas, até aos 10ºC, sendo posteriormente acondicionados a temperaturas iguais ou inferiores a 4ºC.
Nunca se devem deixar arrefecer os alimentos à temperatura ambiente, durante um longo período de tempo, pois esta prática coloca os alimentos na “zona de perigo”.
O arrefecimento deverá ser efectuado colocando o recipiente com o alimento num banho de água fria, introduzindo-o posteriormente na câmara de refrigeração.

3 comentários:

  1. Esta informação é muito útil, principalmente porque muita gente ainda tem a mania de que se deve deixar arrefecer por completo os alimentos antes de os acondicionar e colocar no frigorífico ou congelador.
    Tal ideia é falsa, como aqui indicas.
    O único senão de congelar a sopa ainda quente é o facto de ir forçar o frigorífico a trabalhar mais, gastando mais energia. De resto tem tudo de positivo, pois evitará a propagação de bactérias.

    Continua com este género de informação, acho de extrema utilidade.
    Queria pedir-te autorização para depois colocar esta informação no SOS Feminino, manda-me mail, está bem?

    ResponderEliminar
  2. Olá Ladybug! Eu sou a Marta. Já vi que tens uma pipoca que gosta muito de sopa, a minha está prestes a completar 17 meses e de um momento para o outro deixou de querer comer sopa. Só quer comer o mesmo que nós. Agora estou a fazer uma pausa na sopa, para depois voltar. Vamos ver se tenho sorte. Beijocas e estou a ver que vamos ter por aqui receitinhas boas.

    ResponderEliminar
  3. Marta, a minha pipoca gosta muito de TUDO o que seja para comer...!!! Nesse aspecto tenho muita sorte com ela, ou nem tanto, porque às vezes arma cada birra quando acaba a comida, que só vendo!
    Obrigada pela visita e até breve.

    ResponderEliminar