segunda-feira, 12 de março de 2012

Entrecosto Assado com Laranja



‘Agora há laranja em tudo?’, foi o comentário após uma espreitadela furtiva para dentro do forno, logo seguido de um ‘não é uma crítica, que eu até gosto do sabor a laranja…’

Pois de facto… Now and then, parece que me fixo num ingrediente e, de repente, tudo passa a girar em torno dele. Neste momento reinam os limões e as laranjas – bem enquadrados nesta recta final de inverno.


Aparecem no frango com alecrim, marcam presença na perna de perú no forno e no lombinho de porco assado, participam no desfile de bolos de limão com sementes de papoila que simplesmente NÃO CONSIGO deixar de fazer, e ontem… Ontem esgueiraram-se para dentro do forno com o entrecosto e… Deslumbraram!!!

A receita veio do Elvira’s Bristot, onde vou sempre que preciso de inspiração e ideias, com a certeza de que o resultado irá agadar.


Entrecosto Assado com Laranja

(para 4 pessoas)
2 kg de entrecosto
6 dentes de alho grandes
1 colher sopa [generosa] de massa de pimentão
2 folhas de louro
3 laranjas
100 ml de vinho branco seco
sal grosso e azeite q.b.

Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Esmagar os alhos num almofariz, juntamente com umas pedras de sal grosso. Adicionar a massa de pimentão e um pouco de azeite, misturando até obter uma pasta.
Colocar o entrecosto numa assadeira e barrar com o preparado anterior. Regar com o vinho branco e o sumo de 1 laranja.
Espalhar as folhas de louro partidas em pedaços e os gomos de 1 laranja descascada entre os pedaços de carne.
Regar com um fio de azeite, espalhar umas pedras de sal sobre a carne e levar ao forno por 50 a 60 minutos, ou até a carne se apresentar bem dourada de ambos os lados.
Regar de vez em quando com o molho que se vai formando e refrescar com vinho branco caso o molho seque demasiado.
Servir guarnecido com rodelas de laranja.

Sem comentários:

Enviar um comentário