quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

O Ovo ou a Galinha

Um e-mail de uma amiga alertou-me para a situação que descrevo de seguida e sobre a qual procurei obter mais informação. Divulgo por achar pertinente... São realidades em que simplesmente não pensamos, mas que fazem do mundo em que vivemos um sítio menos 'bonito'.

Uma grande parte dos ovos que habitualmente se encontram à disposição nos supermercados são provenientes de regimes de produção intensiva nos quais as galinhas são mantidas em gaiolas de arame.

Estas gaiolas estão empilhadas umas em cima das outras, em armazéns sem ar fresco nem luz natural. De acordo com a legislação comunitária, cada galinha deve ter um espaço de 550 cm2 – um espaço menor do que uma folha A4 - o que não lhes permite estender ou sequer abrir as asas. A própria constituição das gaiolas traz a estes animais graves problemas físicos, sendo o chão de arame bastante prejudicial para os seus pés.

Devido à excessiva proximidade a que são forçadas devido à sobrelotação, as galinhas desenvolvem comportamentos agressivos, atacando-se entre si. Por essa razão são-lhes muitas vezes cortados os bicos.

Resumindo: As aves são tratadas como autênticas máquinas de produção de ovos e a sobre-exploração das suas capacidades biológicas, bem como as condições em que vivem, impõem-lhes um sofrimento constante e implicam a total ausência de bem-estar.

A produção de ovos pode e deve ser feita com padrões mais elevados de bem-estar para as galinhas, como acontece nos sistemas de criação extensiva - criação de aves soltas ou criação biológica.

Nós enquanto consumidores também podemos fazer a nossa parte e dar preferência a produtos que não tenham origem em sistemas que se baseiam no desrespeito absoluto pelo bem-estar dos animais que nos fornecem alimento.

Actualmente, todos os ovos comercializados na UE estão identificados individualmente por um código impresso, que permite saber qual é o sistema de criação (1º dígito do código), o país de procedência e a identificação do produtor.

Tipo de criação
0 - Criação de aves soltas - orgânica / biológica
1 - Criação de aves soltas (ao ar livre)
2 - Criação no solo (pavilhões)
3 - Criação em gaiolas

Será fácil, na altura da compra, identificar os ovos provenientes dos sistemas de criação de aves soltas (código começado por 0 ou 1).

Sim, são mais caros, mas cada um saberá aquilo em que acha que vale ou não a pena investir!

Algumas das fontes consultadas:
http://www.animaisexcepcionais.org/index.php?option=content&task=view&id=21
http://www.anapo.pt/_pages/_infos/sistprodovos.asp
http://www.yellow-egg.com/wPortugal/eierinfos/warum_eier_so_sicher_sind.shtml?navid=12
http://www.unilever-jm.com/aboutus/newsandmedia/pressreleases/pressreleases/Unileverrecebepremioabolirovosgalinhascriadasgaiolas.aspx

Sem comentários:

Enviar um comentário