terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Trouxinhas de Linguíça

Estas trouxinhas foram a entrada escolhida para levar para o jantar de Natal em casa da M., ao qual acabámos por não ir porque a 'pipoca' ficou com febre... Mas as trouxinhas chegaram lá, e constou-me que agradaram bastante!

A receita foi retirada do Fórum Bimby, e o nome original é 'Pãezinhos com Linguiça'. Eu como não os acho com 'cara' de pãezinhos, decidi rebaptizá-los!

Deixo à continuação a receita. Fiz com cerca de 250 gr de batata cozida e deu aproximadamente para 20 'trouxinhas'.


Trouxinhas de Linguiça



batata cozida (podem ser sobras)
o mesmo peso das batatas em farinha
metade do peso das batatas em margarina
linguiças q.b.

Retira-se a pele às linguiças e cortam-se em pedaços com +/- 5 cm. Para que a linguiça renda mais, pode-se cortar ainda cada um dos pedaços na vertical.

Colocar a batata cozida no copo e triturar, se necessário ajudando com a espátula, na velocidade 5-7-9 até virar puré. O tempo é relativo porque depende sempre da quantidade de batatas utilizada. Usar batatas acabadas de cozer, facilita não só a redução a puré como o misturar da margarina.

Uma vez as batatas em puré, junta-se a margarina triturando na mesma velocidade até que fique homogéneo.

Finalmente junta-se a farinha aos poucos, ajudando com a espátula, até ficar uma massa tipo pão. Se se utilizar cerca de 500 gr ou mais de batatas, torna-se difícil misturar o preparado na Bimby. A massa pode ser passada para a bancada, e o resto da farinha misturada à mão.

A massa fica elástica e mole, e trabalha-se com facilidade. Estica-se na bancada até ficar com +/- 1/2 cm de espessura, cortando de seguida, com uma faca, em rectângulos de +/- 5/6 cm.

Dentro de cada rectângulo coloca-se um pedaço de linguiça na diagonal, virando de seguida as outras 2 pontas por cima da linguiça.
Levam-se ao forno até alourar e servem-se.

Pode-se fazer igualmente com chouriço, salsicha, torresmos, queijo e fiambre, etc.

Sem comentários:

Enviar um comentário