quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Creme de Legumes com Canónigos

A vontade de cozinhar tem andado muito por baixo aqui por estes lados, bem como a vontade de fazer seja o que for. Este calor insuportável que dura há já practicamente duas semanas tira-me do sério e deixa-me com um mau feitio ainda pior do que o costume!
Seja como for, a sopinha é que não pode faltar nunca (a menos que queiramos ver a 'pipoca' muito desapontada: 'A minha xopinha? Não há xopinha? Puquê não há xopinha?' ), o resto... vai-se dando um jeito.

As sopas cá por casa andam sempre à volta do mesmo: um creme base com 4 ou 5 legumes entre courgete, cenoura, abóbora, cebola, alho francês, chuchu, nabo, rutabaga... E um 'verde' que varia entre as acelgas, espinafres, beldroegas, agriões, canónigos, feijão verde...



Sempre que possível é tudo biológico, mas infelizmente Lisboa ainda não é uma cidade muito amiga do 'bio', sendo a oferta reduzida.

Enquanto os legumes da base cozem (mal) cobertos de água, os 'verdes' cozem ao vapor. No final tempero com (pouco) sal e azeite, trituro os legumes do creme e acrescento os 'verdes'.

De há um ano para cá o processo é todo feito na Bimby, e já nem quero saber de fazer sopa na panela. É certo que se faz um máximo de 2l de sopa de cada vez, mas isso dá-me cerca de 8 doses para a 'pipoca', que é a principal freguesa da sopa cá em casa, e prefiro fazer com mais frequência do que ter a mesma sopa guardada durante muito tempo.

Depois de pronta, a sopita é dividida em porções individuais em recipientes preferencialmente de vidro e com tampa, arrefece (tapada e não mais de 2h à temperatura ambiente), sendo finalmente guardada no frigorífico a quantidade que prevejo gastar num espaço de 2 dias e o resto congelado.

Sobre a sopa (um tema aparentemente tão banal e do qual não haveria nada a dizer) aprendi muuuuuito no BabySol, com a Solange Burri - microbióloga graduada em segurança alimentar e alimentação infantil.

Espreitem estes artigos, bem interessantes:
http://solangeburri.blogspot.com/2008/12/armazenar-sopa-no-frigorifico.html
http://solangeburri.blogspot.com/2009/03/duvidas-de-papas-arrefecer-tapado.html
http://solangeburri.blogspot.com/2008/02/dvidas-de-mms.html
http://solangeburri.blogspot.com/2008/11/sopa-principais-cuidados-ter.html


Et voilá! Esta semana saiu uma sopinha de canónigos, e estava bem boa!


1 comentário:

  1. que aspecto tão apetitoso!!! mesmo com muito calor tb não dispenso as sopinhas! sou como os bébés... até o meu nome combina!
    babette

    ResponderEliminar