segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Entrecosto Assado com Mel e Limão



Um dia de Outono em tons de cinza, em que a vontade de estar sentada à secretária era muito pouca... Um daqueles dias em que faz mesmo falta um jantar que nos aconchegue e ponha de novo de bem com a vida.

O menu fez-se e desfez-se várias vezes na minha cabeça à medida que a tarde se ia desenrolando. Mas parecia que as peças custavam a encaixar...

O 'click' aconteceu já em casa, e acabou por envolver o entrecosto que tinha no frigorífico e uma daquelas receitas mentalmente arquivadas na categoria do 'tenho que experimentar' há já algum tempo. Muitas outras, de aspecto igualmente tentador, aguardam a sua vez no Elvira's Bristot. Posso dizer que a estreia foi um sucesso!


Entrecosto Assado com Mel e Limão
(para 2 adultos e 1 'pipoca')



700 a 750 gr de entrecosto de porco
5 colheres de sobremesa de mel
2 colheres de sobremesa de tomilho (de preferência fresco)
sumo de 1 limão grande
sal a gosto

Cortar o entrecosto em pedaços pequenos, colocar num pirex ou assadeira e temperar com o sal, o sumo de limão, o mel e o tomilho. Misturar muito bem deixar repousar, coberto, por 30 minutos.
Pré-aquecer o forno a 190ºC.
Cobrir com uma folha de alumínio e levar ao forno por 30 minutos.
Descartar a folha de alumínio e ligar o grelhador do forno. Deixar a carne ficar bem tostada, virando-a e regando com o molho 1 ou 2 vezes.


As batatas Mrs Anna, desta vez com um twist que consistiu em substituir o tomilho por uma mão cheia de salsa picada (acrescentada já depois do lume apagado) fizeram o acompanhamento.

O jantar foi largamente elogiado e objectivo alcaçado: no final da refeição estávamos os três com outra cara e outra disposição! O meu dia não podia ter acabado melhor.

4 comentários:

  1. Que fantástico e delicioso entrecosto assado e com mel deve ser mesmo uma verdadeira delícia!
    Beijinhos
    www.strawberrycandymoreira.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Tem mesmo muito bom aspecto, é uma carne que aprecio imenso.

    ResponderEliminar
  3. Que receita fantástica vou tirar algumas ideias para o meu almoço de hoje! Fiquei a seguir o blog :) Ppequenosorriso.blogsopt.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta receita é de facto uma delícia, e super reconfortante, nestes dias mais frios :)

      Eliminar