terça-feira, 19 de janeiro de 2010

(As Nossas) Fatias Douradas


Estas são as fatias douradas que todos os anos marcam presença na quadra natalícia. Recordo-me delas desde sempre e não tenho memória de um Natal em que não tenham estado à mesa.
A tradição é serem feitas pelo meu pai na tarde de dia 24, sempre com um ou dois ajudantes para o processo de polvilhar as fatias - depois de fritas - com açúcar e canela.
São servidas ao jantar, depois do bacalhau; ao almoço do dia 25, depois do peru... Mas aquelas que me sabem melhor são as comidas ao pequeno almoço... Durante uns 3 dias temos fatias e confesso que, se há anos em que por exemplo não chego a tocar no Bolo Rei, a estas fatias não lhes resisto.

Não seria Natal sem elas!



As Nossas Fatias Douradas

Pão de forma fatiado (com um ou dois dias)
Leite (meio gordo)
Açúcar
Casca de limão
Canela em pau e em pó
Ovos

Cada litro de leite leite deve ser fervido com açúcar a gosto (aconselho 50 a 60 gr), a casca de meio limão e um pau de canela.
Preparar um recipiente para a fritura (fritadeira, frigideira...), colocando uma quantidade de óleo suficiente para cobrir as fatias que se vão fritar (uma ou duas de cada vez consoante o tamanho do recipiente). Se for uma fritadeira seleccionar uma temperatura entre 160 e 170 graus. Ao fritar as fatias deve-se ir observando o óleo e reduzir a temperatura se a fritura estiver a ser muito rápida e começar a formar muitos resíduos com aspecto queimado.
Bater três ovos num prato de sopa e num segundo prato deitar o leite que entretanto ferveu com o açúcar a casca de limão e o pau de canela. Estes dois pratos deverão ficar perto do recipiente da fritura.
Numa outra zona da bancada ou numa mesa à parte, devem estar os recipientes onde vão ficar as fatias já prontas a 'suar' e dois outros pratos, um com papel de cozinha, para absorver um pouco do óleo da fritura das fatias, e outro com uma mistura de açúcar e canela em pó.

Estando o óleo já quente, o procedimento para cada fatia (ou duas a duas se couberem no recipiente da fritura) será o seguinte:
Coloca-se a fatia de pão no prato com o leite e pressiona-se o suficiente para embeber o leite. Deve ser-se rápido ou o pão ficará exageradamente mole e provavelmente vai partir-se antes de chegar à fritura;
Com uma espátula, retira-se a fatia ensopada em leite e coloca-se no prato com os ovos batidos, garantindo que a fatia fica bem envolvida pelos ovos;
Leva-se a fritar;
Quando a fatia estiver dourada (a fritura será ao gosto do 'artista', tendo em conta que se a fatia ficar pouco frita ficará excessivamente mole e se for frita em demasia ficará muito escura, dura e um pouco amarga) deve ser retirada para o prato com papel absorvente, virada de um lado e de outro para perder um pouco de óleo, polvilhada com a mistura de açúcar e canela em pó, e deixada a 'suar' nos recipientes previstos para o efeito (pirex com tampa) para que se produza a calda. Ao fim de duas ou três horas a base dos recipientes já deve ter uma boa camada de calda que é óptima para acompanhar as fatias.

O processo é repetido até acabar o pão, ou algum dos outros ingredientes, ou a paciência. O prato com os ovos mexidos vai ficando com leite das fatias e é necessário ir adicionando mais ovos para manter o tom das gemas. O prato do leite vai ficar vazio rapidamente pois o pão absorve muito leite e é necessário ir sempre acrescentando mais...

Não é um processo rápido mas o resultado justifica claramente o trabalho!


Obrigada ao papá Nelo
, por ter escrito a receita para que eu a publicasse aqui, por todas as fatias douradas que já fez e por todas aquelas (toneladas) que ainda vai fazer!
Um beijo enorme!

4 comentários:

  1. Que maravilha!! Têm mesmo bom aspecto!!
    Às vezes as coisas dão trabalho mas o resultado final compensa!
    Beijocas*

    ResponderEliminar
  2. O que dá trabalho, dá sempre bons frutos.
    E o resultado é sempre do agrado de todos.
    E aqui está a prova.
    Ficaram fantásticas essas fatias douradas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Posso dizer que são meeeeesmo boas :)

    nham, nham, nunca mais chegamos ao Natal :)

    ResponderEliminar
  4. Olá, eu sou a Fátima e vivo nos Açores em A. Heroísmo. Tudo isto para lhe dizer que faço umas fatias iguaizinhas às suas, mas para o domingo de Carnaval, como é hábito aqui, pelo menos na nossa família.Adoro fatias douradas!
    Gostei do seu blogue, vou voltar.
    Beijinhos
    Fatima

    ResponderEliminar