sábado, 20 de fevereiro de 2010

Pão de Alfarroba

Um destes fins de semana, provei num lanche em casa dos meus pais pão de alfarroba!
Era fofinho e de sabor marcante, e logo me deixou a pensar que havia de ir à procura de uma receita para o fazer em casa!

E assim foi! Encontrei várias receitas, mas para começar escolhi a mais básica: http://ferrao.org/2005/03/receitas-para-mquinas-de-fazer-po.html


Pão de Alfarroba

375 ml de água
1 colh (chá) de sal
1 colh (sopa) de azeite
475 gr de farinha de trigo
70 gr de farinha de alfarroba
1 colh (chá) de fermento em pó

Colocar pela ordem descrita na cuba da máquina. Programa normal.


Não ficou o pão fofinho que tinha lanchado em casa dos meus pais, mas para 1ª experiência nem correu mal.
Para a próxima, e porque ainda tenho farinha de alfarroba para gastar, experimento outra receita. Fiquei de olho numa que leva maizena... Talvez ajude o pão a ficar mais macio.

Este é um pão de sabor (e cheiro) forte. Por essa razão, e a meu ver, é mais indicado para um pequeno-almoço ou lanche do que para acompanhar uma refeição. Fica muito bom com queijo fresco ou requeijão.

Sem comentários:

Enviar um comentário