segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Néctar... ou talvez não!

Hoje de manhã resolvi, em vez do galão habitual, acompanhar o pequeno-almoço com um sumo.

Não tendo na altura acesso a um sumo natural (acho que vou passar a trazer a Bimby para o emprego…), escolhi um Néctar de Laranja Cenoura e Manga, de uma marca conhecida.

Consultei o rótulo – como sempre – e afirmava ser composto por 50% de sumo de fruta à base de sumos concentrados (menosprezei esta questão do ‘concentrado’), 4,1g de açúcares (o que me pareceu aceitável), água, uns quantos ácidos reguladores não sei do quê e edulcorantes.

Senti-me confortável com a minha escolha… Consciente de estar longe da riqueza nutricional de um sumo de laranja acabado de espremer, mas ainda assim crente de que algo haveria de beneficiar com os anunciados 50% de sumo de fruta…

Nem a propósito, deparo-me no mesmo dia com um artigo (já antigo) da Drª Solange Burri que fala de… néctares de fruta!!! Conclusão: fiquei a sentir-me BURRA!

Ao longo do 1º semestre de 2008 a Drª Solange Burri publicou no seu blogue BabySol um conjunto de artigos, bem interessantes e úteis, alertando para uma série de produtos alimentares à disposição do consumidor que, na sua opinião, deveriam ser alvos a abater!

O ‘meu’ néctar estava na lista, e sobre ele e seus pares foram tecidas as seguintes considerações:


Qualquer sumo de fruta que obrigatoriamente refira no rótulo "à base de concentrado", foi submetido a um intenso processamento térmico que reduziu o seu volume de água e destruiu toda a sua composição vitamínica...

Posteriormente os concentrados de fruta são hidratados, acrescentam-lhes açúcar, como se a frutose (açúcar que a fruta possui naturalmente) já não fosse suficiente e pasteurizam-nos (novo tratamento…) para garantir a segurança alimentar...

Adicionam-lhes depois vitamina C sintética (ácido ascorbico = E300) e fazem imensa publicidade alegando tratarem-se de sumos naturais!!!!


E pronto… Bebi uma aguinha doce, com cor de laranja/cenoura/manga e uns aditivos à mistura… E amanhã regresso ao meu cafezinho com leite!

Sem comentários:

Enviar um comentário