sábado, 8 de agosto de 2009

Sorvete Rápido de Fruta

Como tive já oportunidade de referir, a Bimby acompanhou-nos nas férias. Não se lançou em grandes aventuras, mas trabalhou com afinco nas sopinhas da 'pipoca', nos néctares de fruta... e nos SORVETES.

Quando assistimos à demonstração da Bimby na casa de uma amiga, juntamente com a irmã e o cunhado, uma das sobremesas feitas pela agente foi um sorvete de fruta, do qual já nenhum de nós se coneguia lembrar exactamente das quantidades nem tempos utilizados.
Percorri o livro base da Bimby de uma ponta à outra, mas não encontrei aquele receita específica.

Por duas vezes o cunhado improvisou, e não se saiu nada mal, primeiro com uma mistura de banana, kiwi, pessego... e da segunda com uma combinação de melancia e limão, que resultou surpreendentemente agradável.

Esta semana, acabei por encontrar a receita num livro editado pela Vorwerk espanhola, chamado Fácil Y Divertido com Thermomix:


Sorvete Rápido de Fruta (para 6 pessoas):

2 limões médios
2 peças de fruta (a gosto)
200 gr. açúcar
800 gr. de cubos de gelo

Coloque no copo os limões descascados e sem a pele branca nem caroços, as peças de fruta que desejar utilizar - também descascadas - o açúcar e o gelo.
Programe 2 minutos, velocidade progressiva 5>10, mantendo os 1ºs 30 seg. na vel. 5 e passando posteriormente à vel. 10, até terminar o tempo.
Comprove que a textura é a de um creme espesso. Se achar que está líquido, acrescente um pouco mais de gelo e triture novamente à mesma velocidade.
Se desejar guardar no congelador para consumo posterior, retire uns 10m antes de servir e volte a triturar em velocidade progressiva 5>10 para ficar mais cremoso.

Sem comentários:

Enviar um comentário