quarta-feira, 5 de agosto de 2009

A Importância do Ferro na Alimentação Infantil (e não só!)

A Drª Solange Burri publicou recentemente no blogue BabySol - ao qual já fiz anteriormente referência - um artigo que achei bem interessante. Chama a atenção para a importância do ferro na alimentação e ensina-nos a comer (e a dar de comer) melhor!

As ideias principais, que complementei com informação da Wikipédia, são as seguintes:


O ferro é um mineral vital para o bom funcionamento do nosso organismo, desempenhando uma série de funções essenciais: contribui para a formação de glóbulos vermelhos; transporta o oxigénio para as células de todo o corpo...

Tanto o excesso como a deficiência de ferro podem ser prejudiciais. Esta última é conhecida popularmente como anemia e deve-se sobretudo à capacidade limitada do organismo para a absorção deste mineral, presente em grande parte dos alimentos de origem animal (ferro hémico) e vegetal (ferro não-hémico).

Uma alimentação equilibrada fornece o ferro necessário para o dia-a-dia. No entanto, Interessa desenvolver algumas estratégias alimentares que permitam, através da combinação de alguns alimentos e o evitar de outros, favorecer a absorção do ferro.

O ferro hémico, de absorção mais fácil, existe na carne, no peixe, na gema do ovo, nos cereais... enquanto o ferro não-hémico, de absorção mais difícil, apresenta-se nas leguminosas, nos espinafres, nos brócolos, sobretudo em legumes de folha verde escura.

A melhor forma de facilitar a absorção do ferro não-hémico (origem vegetal) é conjugá-lo com o ferro hémico (origem animal). Daí a importância da sopa com proteína animal (carninha ou peixinho) para o bebé... Seguida da fruta crua, que dispara com as probabilidades de rentabilizar o ferro dessa refeição, já que o ácido ascórbico (vitamina C) potencia a sua absorção pelo organismo.

Pelo contrário, o tanino presente no chá e no café inibem, em 64 e 33% respectivamente, a absorção de ferro, pelo que o seu consumo deve ser evitado após as refeições. O cálcio é igualmente inibidor da absorção de ferro, estando desaconselhadas sobremesas à base de produtos lácteos (iogurte, gelados...).

Sem comentários:

Enviar um comentário