segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Refogar na Bimby

A cozinha espanhola é tipicamente mais intensa do que a nossa em termos de sabores e temperos.

Os espanhóis são os reis do sofrito (refogado) e as dicas que se seguem são retiradas de um livro de Cristina Galiano - especialista em nutrição, com uma escola de culinária e um sem número de livros publicados no país de nuestros hermanos - e alguns fóruns espanhóis.


Se o alho e a cebola forem refogados em simultâneo, como indicado em grande parte das receitas, não se consegue um verdadeiro refogado já que o alho não vai fritar, mas sim cozer na água que a cebola solta. Da mesma forma, se se picam os alhos juntamente com o azeite, os pedaços vão ficar muito irregulares.

Será então preferível começar por picar os alhos (sejam muitos ou poucos) com 1 ou 2 toques de turbo, fazendo descer com a ajuda da espátula todos os pedaços que se tenham espalhado pelas paredes do copo. Só depois deitar a quantidade de azeite desejada e programar 3 ½ min., temp. varoma, vel. 1 (a Cristina Galiano indica 5 min., mas eu acho que é excessivo – nada como experimentarem e adaptarem ao vosso gosto).

A cebola, cortada em pedaços (quartos, por exemplo), será depois acrecentada ao copo e picada por 4 seg., vel. 5, para obter pedaços regulares e pequenos.Programa-se mais 5 min., temp. varoma, vel. 1.

Podem depois ser acrescentados os restantes ingredientes (tomate, pimento, alho francês…) e cozinhados durante os tempos desejados ou indicados nas diferentes receitas.

Se se desejar um refogado ainda mais apurado, pode optar-se por não tapar completamente a abertura da tampa, colocando-se o copinho meio inclinado.


Ainda que se passe a demorar mais 5 ou 6 minutos por ir refogando os ingredientes por separado, ganhar-se-á seguramente em sabor. Tenho seguido estas indicações para o picado de carne da lasanha; para o molho das almôndegas; para carnes guisadas… E noto de facto a diferença!

Sem comentários:

Enviar um comentário