terça-feira, 4 de agosto de 2009

A Bimby e as Queimaduras

Na sequência do post que fiz relativamente às velocidades da Bimby, recebi um comentário a alertar para o perigo de queimadura que existe ao triturar alimentos a altas temperaturas (como a sopa).

De facto, o perigo de queimadura por projecção de comida ao utilizar a Bimby é uma realidade e são conhecidos casos em que chegaram a ser provocadas queimaduras de 2º grau.

A Vorwerk alerta para esse perigo no manual de instruções da Bimby, avançando com algumas recomendações que não deverão nunca ser descuradas:


• Não deverá ser excedida a capacidade máxima de enchimento do copo de mistura, que é de 2 litros (utilize as marcas de graduação do copo como referência).

• Certifique-se sempre de que o anel vedante (borracha) da tampa está limpo e foi correctamente instalado (troque o anel vedante se este se apresentar danificado ou no máximo a cada 2 anos).

• Tenha presente que o copo de mistura e a Varoma aquecem.

Nunca tente abrir à força a tampa do copo de mistura. Abra a tampa do copo de mistura só quando o selector de velocidade estiver ajustado para a posição de tampa aberta.

Quando triturar alimentos a elevadas temperaturas não utilize o botão turbo, nem aumente abruptamente a velocidade (aumente progressivamente, por exemplo, 3 > 5 > 7).

• Tenha cuidado com os salpicos de comida quente que possam escapar pela abertura do copo de mistura. Utilize sempre o copo graduado correctamente colocado na abertura da tampa, deixando-o no lugar, especialmente ao preparar comidas quentes (por ex. marmeladas, sopas) com velocidades médias (3 – 6) e elevadas (7 – 10, turbo).

Não use a temperatura Varoma para aquecer ou cozinhar grandes quantidades de comida.

• Quando utilizar a temperatura Varoma seleccione apenas velocidades baixas (2 ou menos).

• Quando triturar alimentos quentes (com temperaturas acima de 60 °C) não agarre directamente no copo graduado nem utilize o botão turbo.


A maior parte das recomendações parecem-nos óbvias, mas todos sabemos como é fácil ignorar uma ou outra por distracção ou porque no momento ‘dá mais jeito’. E é assim que os acidentes acontecem, e acontecem a TODA A GENTE!

Uma dica que me foi ensinada pela agente que me vendeu a Bimby:

Antes de triturar a sopa - operação feita normalmente logo após a sua confecção e, portanto, a alta temperatura - cobrir a tampa do copo com um pano húmido (eu uso o típico ‘pano amarelo’) e, só depois, seleccionar a velocidade desejada de forma progressiva (3 > 5 > 7).

Eu, como já referi, nos últimos segundos vou até à velocidade 9. Com a ‘técnica do pano’ nunca tive problemas e nunca ultrapasso (raramente atinjo) o limite dos 2L. Mas tenho consciência de que estou a ‘desrespeitar as regras’…

1 comentário:

  1. Este post está excelente.
    Queria pedir-te autorização para o colocar no SOS Feminino, pois é mesmo muito útil.

    Beijos.

    ResponderEliminar